segunda-feira, 25 de março de 2013

Um pouquinho mais de...boas maneiras

Olá queridos, como estão? Eu particularmente, estou muito feliz com as visitas que o blog tem recebido desde que mudamos de casa. O índice diário aumentou e as páginas visitadas também, que orgulho de vocês meus lindos.
O post de hoje é dedicado a um assunto que vem me alfinetando faz uns dias, mas que por falta de tato eu não sabia como abordá-lo, até que eu li algo parecido no facebook de um amigo, com o seguinte título 'os mandamentos de um recém-nascido'. Li, reli, sonhei com o assunto e decidi escrever, e espero realmente que não saia uma caca e que os amigos tentem entender que não é uma crítica a ninguém, é simplesmente uma dica de como facilitar a vida de uma nova mamãe. Então vamos lá.

A gravidez é algo lindo, gostoso e puro demais. É um contato surreal com seu filhote, você o conhece, o ama, sabe tudo que ele precisa para que cresça saudável e lindo, ele é somente seu, até que...ele nasce. Parece que à partir deste momento as pessoas acreditam que você está fadada a falhar. Você realmente falhará, muitas e muitas vezes, mas com certeza TODAS tentando acertar. Aí você começa a acertar, do seu jeito, da melhor maneira para o seu bebê, afinal cada ser possui suas preferências não é? Pois então, isso não é diferente com os bebês. E aí você esta lá, carregando seu pequeno do jeitinho que ele mais gosta e vem alguém e diz 'Carrega esse moleque direito', não que isso tenha acontecido comigo mas aconteceu com uma amiga.
Comigo a história foi outra, estava eu lá prestes a fazer o teste do pézinho na sala de espera do laboratório, Alice com apenas 3 dias, como eu disse ela não mamava no peito no início e eu a estava amamentando através de um copinho de plástico por orientações MÉDICAS. Ela chorando horrores, eu toda destrambelhada sozinha, com uma bolsa pendurada no pescoço, a nenê nos braços, o copo nas mãos e a carteirinha do convênio entre o pescoço e o peito, me para uma senhora ao lado e segue o seguinte diálogo:

Mulher: - Olá, quanto tempo ela tem?
Eu: - 3 dias
M: - Ahh, que linda! Nossa, porque você tá dando mama no copo? Dá o peito!
E: - Ela ainda não consegue pegar, estamos ensinando ela.
M: - Minha filha, dá o peito que ela vai pegar, deixa ela ficar com bastante fome e dá.
E: - Olha moça (respira fundo e vai), eu tentei várias vezes, ela não pega, não consegue ainda. Sem contar que quanto mais fome, mais impaciente o bebê fica, essas são as recomendações do médico, prefiro seguir até que ela esteja preparada.
M: - Nunca vi isso, bebê que não sabe mamar, leva ela na fonoaudióloga porque deve ter algo errado.

Virei as costas e a deixei falando sozinha, afinal tava tudo tão difícil já, não precisava de alguém ali pra torrar foder com a minha paciência. Conheço pessoas que fariam um escândalo pelo o que a dona sabichona falou, mas a minha preocupação era outra, o local não era propício e amamentar a minha gordinha com certeza era muito mais importante. Sem contar que a porcaria dos meus pontos estavam doendo horrores. Portanto gente, existem certas etiquetas que deveriam ser seguidas, que provavelmente facilitariam e MUITO a vida dessas pobres mamães frescas, como essas aqui:

- Tá frio, tá calor, tá frio..

É tradição universal antiga retrograda, enfiar roupa no bebê. Mantas, casacos, bodies e mijões embaixo de macacões de plush. Só que, é comprovado que nossos pequenos tem sensações térmicas, assim como nós, e eles podem ser calorentos, ou sentir mais frio mesmo. Você, mãe, e mais ninguém, saberá diferenciar o jeitinho de seu filho. Portanto gente, se o bebê está todo encapotado, cheio dos cobertores em pleno calor de 30°, é porque a  mãe, que conhece a rotina diária de seu pequeno, sabe que é daquilo que ele precisa. Bebês prematuros tendem a perder peso caso sintam frio, portanto é necessário que eles estejam sempre com uma temperatura mais elevada ao seu redor, bebês com asma também, então independente do que você ache, não interessa realmente, a mãe sabe o que é melhor para o seu filho.

- Ai meu deus, essa criança não para de chorar.

Nunca, em hipótese alguma tire uma criança chorando do colo da sua mãe, há não ser que ela peça é claro. Ninguém se incomoda mais com o choro do pequeno, do que a própria mãe. Nós queremos ver eles bem e com certeza faremos o mundo para que esse choro cesse o mais rápido possível. A mãe não esta torturando o bebê, ela conhece a melhor forma de acalmar seu bebê, conhece sua rotina, seus hábitos, e é bem provável que a presença de alguém ali querendo 'entender' mais o bebê, a deixará mais tensa, consequentemente o bebê sente isso e chorará mais.
O melhor a fazer é perguntar se a mãe prefere ficar sozinha, pode ser que ela não prefira, pode ser que ela prefira passar o bebê para o seu colo, sei lá, mas pergunte.

- May I?

Gente, é educado, é prazeroso e bonito de se ver. Perguntar se 'posso' é algo que nós admiramos e muito! É lindo. Assim como no dia-a-dia preferimos quando alguém pede para pegar 'algo' emprestado conosco, a postura deve ser a mesma no quesito 'MEU BEBÊ'.
Passei por uma situação há uns dois meses atrás, que agradeci a deus por ser muito paciente. Um casal de amigos do meu marido veio em casa, a garota tinha lá seus 21 anos e  super bocuda. Começou com um comentário do tipo '- Nossa, ela não te dá sossego!' Dei uma resposta meio atravessada, mas até ai tudo bem. Passou um tempo, fiz a Lilica dormir e a pus no bebê conforto. Virei as costas, fui pra cozinha pegar algo para bebermos, voltei para a sala, qual foi a minha surpresa a garota com a minha filha nos braços, agora acordando, graças a criatura sem cérebro. Aquilo me ferveu até as unhas dos pés.
Portanto gente, quer trocar o bebê? Pergunte. Quer pegar? Pergunte. Quer brincar com o bebê? Pergunte. Não é chatisse claro que é, mas muitas vezes estamos tentando acalmá-los para que possam dormir, brincar com certeza não é o melhor caminho.

Quando aprendemos uma língua nova, as primeiras palavras aprendidas são as boas maneiras, como: Por favor, muito obrigada, posso...Quando nossos filhos são pequenos os ensinamos também as famosas palavrinhas mágicas. Portanto gente, bora lembrar um pouquinho do que nossas mãezinhas lindas nos ensinaram há alguns anos atrás. E lembrem-se

- A mãe e o pai sempre saberão a melhor forma de cuidar do seu filho, sendo ou não papais de primeira viagem, eles sabem cuidar do pequeno como ninguém.
- Mesmo que você tenha vários filhos, cada um é diferente do outro não? Pois isso também vale para nós. O jeito que os pais criarão seu filho é único e cabe somente a eles saber o que é certo ou não. Um dia você também foi mãe, e provavelmente ficava incomodada quando as pessoas te diziam como cuidar de seu filho.
- E por fim, mas não menos importante, ninguém, nem vó, nem tio, nem dinda, amam mais o bebê que o pai ou a mãe, e ninguém mais que eles quer ver o pequeno bem e saúdavel.

Ficou imenso esse post, mas é uma dica valiosissima a quem interessar. Ser mãe não é fácil e sabemos que precisamos de ajuda, porém cada um tem sua vez e agora é a nossa, e com certeza a cada falha, erraremos menos e aprenderemos mais.




2 comentários:

  1. Amei Thata!! disse tudo... sem contar o fato que as vezes queremos que o bebê chore um pouco porque faz parte da aprendizagem, oud a nossa forma de ensiná-lo. Pelo menos com o Davi as vezes deixo ele chorar para se acalmar sozinho, mas sempre há uma 'alma" que vem consolá-lo sem sequer saber do porquê estou deixando-o chorar naquele momento... dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado, criação é algo muito pessoal e cabe somente aos pais, difícil é as pessoas entenderem isso rsrs

      Excluir