quinta-feira, 11 de abril de 2013

E de repente..eu nunca mais dormi

Sério, olha que horas esse post foi postado, olha aí. São 7 horas da manhã e eu estou acordada desde as 3h, porque de repente a Alice decidiu que era hora de assistir Galinha Pintadinha e começou a gritar e sorrir em plena madrugada. É sério, eu estou tão cansada que parece que vivo em uma ressaca fodida o tempo todo. Sabe aquela ressaca de vodka barata do dia anterior? Aquela em que o corpo inteirinho dói, você mal consegue abrir os olhos e o sol, aaah meus amigos, o sooool é o pior de todos, o sol te faz querer morrer só pra poder dormir um pouquinho. Tá complicado, minhas olheiras estão cada vez maiores, eai que agora é hora de perder mais dinheiro com maquiagem porque sinceramente, não tá vencendo.
Conversando com umas amigas sobre essa disposição total ligada no 220v da Alice, algumas indicaram o Muricalm, várias delas me indicaram o livro Encantadora de Bebês - Tracy Hogg. Optei pelo método mais tranquilo e consciente rs. Comecei a ler o tal livro mais belo do mundo, na esperança de que talvez eu conseguisse dormir sei lá, uma noite talvez. E foi aí que eu realmente conheci o inferno na terra. No livro, a Tracy ensina que todo bebê tem que ter uma rotina, até aí tudo certo, estamos até bem, depois ela ensina alguns passos para fazer seu bebê dormir. - Amamentar, Acalmar e colocar seu bebê no berço assim que estiver sonolento para que o bebê aprenda a dormir sozinho. Daí que eu tentei, tentei e fiquei quase louca. A Lila berrava, esguelava, eu ia pegava ela, colocava na posição que a dona Hogg indicava, (diga-se de passagem, coitada, se conhecesse minha filha, não teria escrito esses livros) e aí a Alice berrava mais ainda, ela odeia a posição, odeia dormir sozinha, odeia o berço...E eu sou extremamente coruja, fico mal mesmo de ver ela chorando, troquei com o marido, ele é mais 'frio' nessa abordagem. Foi pior ainda, eu ouvia ela chorar e queria bater nele porque com certeza ele estava fazendo algo errado, é impossível, o livro é milagroso, curandeiro dos reis, ninguém resiste ao maravilhoso método da Tracy Hogg. Daí que tentamos durante 3 noites, sério, três noites sem pregar os olhos, agonizando com o choro da minha pequena, foi horrível.
Por fim eu decidi que faria do meu jeito e pronto, a Lila mama deitadinha e dorme, ponho ela na rede elétrica (isso sim é milagroso) e ali vai-se pelo menos 2h de sono, depois mama e dorme novamente, hmm é normalmente é assim rs, não é algo que seeeeeempre funciona, mas de vez em quando né? Pesquisei depois na internet e pasmem, a grande maioria dos bebês não aceita este método, nem todos estão preparados para dormir ou se acalmarem sozinhos. Eu não ponho horários para a Lilica mamar, amamento a livre demanda e mesmo assim ela já não ganha muito peso, imagina se eu enfio na minha cabeça que só amamentarei de 3 em 3 horas? Aí que a minha pequena não vai parar de chorar mesmo.
O livro é ótimo, explica sobre cólicas, refluxos e muitas outras coisas, mas COM CERTEZA não funcionou pra mim quanto ao sono, foi terrível, a morte mesmo.
Eu sei que com certeza se eu a deixasse chorar, sem amparo, ela pararia uma hora, o problema é que eu não acredito que deixar chorar seja o melhor para um bebê antes do 1° ano. Minha opinião, talvez um pouco ignorante já que eu não domino muito o assunto, mas ainda assim é minha opinião, é a de que o choro sempre quer dizer alguma coisa: medo, saudade dos pais, sentimento de abandono, dificuldade pra dormir ou falta de sono. Pode ser que exista um pouco de birrinha e manha também, mas se esse choro não for atendido pode se transformar em um berreiro terrível de desamparo.
Deixar chorar funciona? É claro que funciona. Quem nunca chorou tanto que depois caiu em um sono profundo de tão exausto? Depois de um tempo, com certeza o bebê parará de acordar a noite, afinal ele se 'adaptou' a não ser atendido, se conformou em ser ignorado, aprendeu o que é decepção tão cedo. É obvio que o bebê parará de chorar, afinal se nós, meio adultos aprendemos por meio de uma decepção a não fazer algo mais, o que diriam os nossos mini gênios? O bebê uma hora vai parar de chorar, mas ele também vai aprender a se decepcionar, vai aprender que não tem alguém ali para ampará-lo enquanto na barriga quentinha, ele tinha. Mas como eu disse, essa é minha opinião, e opinião é igual cu cada um tem a sua. Eu decidi que a Lilo vai aprender a dormir sim, mas na base do amor, da compreensão e do carinho, nós vamos conseguir ensiná-la e enquanto isso tenho certeza que virarei inúmeras noites novamente.

                                       Em nossas brincadeiras da madrugada, uma foto juntas


Um batcho lindas mamaiis zumbis e de peitos murchinhos

2 comentários:

  1. Haha... Eu acompanho seu blog amiga e fico com muita dó da sua saga como mãe de primeira viagem, fico imaginando que comigo vai ser mais ou menos assim tb! Na verdade eu sou meio desesperada e acho que eu ia surtar e deixar o bebê esguelando no berço! Hahaha... Beijos e continue nos contando tudo, estou amando ler!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA tem hora que isso passa mesmo pela cabeça, fazer o que, que mãe que não quer que o bebê aprenda a dormir e durma super bem rs...muita paciência necessária hahaaha

      Excluir